Nem sempre morar em Porto Alegre sai barato. Mas, como diz o ditado, quem procura acha, e o achado deste post, é a Casa do Estudante Universitário da UFRGS (Ceu).
Localizada na Av. João Pessoa, 41, a Casa abriga estudantes carentes vindos do interior. Distribuídos entre os sete andares existem dezenas de quartinhos, e em cada qual vivem duas pessoas. Acessar a moradia gratuita não é para qualquer um. O candidato a inquilino precisa estar matriculado na UFRGS, passar por uma seleção sócio-econômica e comprovar a necessidade financeira de estar na moradia subsidiada.
Para os residentes da Ceu, as refeições no Restaurante Universitário (RU) custam apenas R$ 0,50 (meio real!); a energia elétrica, a água e o gás da cozinha comunitária fazem parte do pacote que o Governo Federal paga. E ainda tem mais: segundo a diretora da Divisão de Moradia Estudantil, Elisabete Martini, existe também um projeto em andamento para fornecer o direito a auxílio transporte.
Dia-a-dia
Mas, afinal de contas, como é o dia-a-dia em uma república deste porte? Será que é tudo uma grande festa? E a convivência, é tranquila? Segundo a graduanda em Artes Plásticas, Marcieli Pahiws Campagnon, moradora de um quarto pra lá de psicodélico, nem sempre.
- Eu já morei com uma pessoa que foi horrível. Ela era louca. Uma pessoa com diferenças muito grandes, ela veio bem do interior. Aí deu problema. Mas, tu podes escolher com quem vai morar – conta.
A organização da Ceu conta com o apoio dos próprios estudantes. Cada andar possui um líder, responsável por intermediar as relações com a direção do condomínio. Eles têm o dever, desde informar a necessidade de manutenções, até evitar possíveis excessos em confraternizações fora de hora.
Para Alice Cardoso, estudante de Geografia, às vezes as festas passam dos limites. Quando alguém quer dormir cedo, por ter prova no dia seguinte, fica complicado. Mas as vantagens deste tipo de moradia, como ausência de custos e a oportunidade de convívio com pessoas dos mais diversos cursos e vivências, tornam mais fácil a rotina republicana.
Mais fotos:
Ol@ Ceulin@s,
ResponderExcluirvem aí o V Encontro Regional Sul de Casas de Estudantes (ERECE_Sul) em Florianópolis-SC, no període de 12 a 15 de novembro de 2010.
Participem!!!
Mais informações:
http://verecesul.blogspot.com/
Cordialmente,
Horklin Andreoli Padilha
CO-ERECE-Sul
Irei cursar Ciências Sociais no ano que vem na UFRGS, e tentarei conseguir uma vaga na Casa dos estudantes. Pois, moro em Belém do Pará.
ResponderExcluirEstou ansiosa para seguir este objetivo, espero que tudo dê certo.
Abraços
Gostaría de saber informações, sobre como faço pra concorre à uma vaga na república.(para o curso de pedagogia).
ResponderExcluirSe alguém souber me responder, eu agradeço.
Eu vou tentar ano que vem Direito e como sou do Rio preciso me candidatar a uma vaga na republica, como faço?
ResponderExcluirManda um email para ceufrgs@live.com
ExcluirBoa noite,sou Hemilly Monteiro;
ResponderExcluirEstudante de química na UFPel, vim de Recife, PE e pretendo pedir transferência para UFRGS ano que vem.
Sou cotista pelo SISU(estudante de escola publica) e de baixa renda(estou na casa do estudante de minha facu)e gostaria de saber como é a casa! Quantos metros quadrados são e a probabilidade de conseguir uma vaga!
agradeço desde já!